embaixador

Apresentei recentemente cartas credenciais ao presidente do Peru, que me acreditam como Embaixador de Portugal neste país, dando assim início oficial ao meu mandato. Depois de um longo percurso de carreira, que me levou desde Brasília a Xangai, à Indonésia e, mais recentemente, aos Emirados Árabes Unidos, regresso por vontade própria à América Latina, que tanto me apaixonou quando do meu primeiro destino diplomático no Brasil; é um subcontinente admirável, com história e cultura forjadas no convívio com a cultura ibérica, que aqui deixou marcas indeléveis, e que nunca é demais preservar e enaltecer. A isso me proponho também desde logo, procurando elevar a representação portuguesa nacional no Peru; tal decorrerá não só da boa gestão da agenda bilateral que nos caberá fazer, como, e nunca o esqueço, de um apoio mais eficaz aos nacionais portugueses que aqui estão radicados ou aos que episodicamente demandam nossos serviços. A presença dos portugueses e a defesa de seus interesses no Peru será sempre um eixo fundamental do nosso relacionamento saudável. De entre as prioridades portuguesas, destacaria as empresas nacionais que aqui desenvolvem uma atividade com expressão significativa, que se distinguem no seu setor de atividade e que valorizam a nossa imagem, conferindo densidade acrescida ao nosso relacionamento. A elas dedicaremos também especial atenção.

Mesmo se reféns de cíclicas dificuldades ora de meios técnicos, ora de recursos humanos que nos limitam a capacidade de atuação e celeridade da resposta, procuraremos melhorar a eficiência do atendimento de solicitações dos nacionais portugueses.

As vicissitudes políticas deste país nunca nos serão indiferentes, embora a nossa capacidade de intervenção aí se deva limitar a identificar o que pode por em causa os nossos interesses e os dos nossos cidadãos; se não for o caso, deveremos tomá-las apenas como oportunidades para transformar contrariedades em oportunidades, porque a nossa devoção pelo Peru e fé na sua capacidade de superação e conquista de prosperidade são inquebrantáveis.

Este espaço contará doravante com indicações mais frequentes sobre o que aqui nos ocupa, nomeadamente referências a eventos culturais a que de alguma forma possamos estar associados.

 

  • Partilhe